Hoje o AltoFalanteGospel, vem abordar uma questão um tanto séria e muito debatida entre estudiosos da Palavra de Deus. O que é uma Seita?
Tendo em vista, que já encontrei vários artigos, definindo a Igreja Evangélica, como Seitas Protestantes, passei a me interessar pelo tema.
Lendo o Dicionário, por esses dias, encontrei algumas definições sobre a palavra SEITA:
O dicionário diz o seguinte:
"s.f. 1. Doutrina que se afasta da opinião geral. 2. Conjunto dos indivíduos que a seguem. 3. Comunidade fechada, de cunho radical. 4. Facção, partido."
Segundo o meu entendimento,na "opinião geral" citada acima, se enquadrarmos no contexto do cristianismo e nas doutrinas bíblicas., então qualquer grupo que cuja doutrina seja herética (contra-senso à igreja/critianismo/bíblia), é taxado como seita.
Se uma tal igreja prega o cristianismo, porém o distroce a favor de alguém, está sendo herética e consequentemente é uma seita.
Em outras palavras, a doutrina que não segue a Bíblia como ela é, será passível do título de seita.
A palavra "seita" provém do latim "secta" (de "sequi", que significa "seguir", bem como de doutrinar e ser doutrinado por um curso de ação ou forma de vida, designando também um código comportamental ou princípios de vida ou ainda uma escola de filosofia ou doutrinas). Um "sectator" é um guia, líder e/ou outra autoridade filosófica, política ou religiosa.
Serve também para designar um grupo de pessoas (um movimento) que professam nova ideologia divergente daquela da(s) religião(ões) usuais que são consideradas dominantes e ou oficiais, geralmente dirigidos por líder com características de personalidade "deuses(segundo Freud)" consideradas carismáticas e/ou iluminados, mas ainda com fraco ou pouco reconhecimento geral por parte da sociedade usando da chamada demagogia.
Atualmente, o termo “seita” é usado livremente pelos escritores de temas religiosos, por críticos literários e outros, lançando-o como um bolo de lama contra quem quer que ofenda seu próprio tipo de sensibilidade religiosa. Mas será esta uma base sólida para se julgar? Antes, não seria melhor seguir a orientação provida por Jesus e examinar os “frutos” deles? Disse ele: “Pelos seus frutos os reconhecereis.” — Mateus 7:16.
Segundo este critério, muitos dos grupos e dos movimentos a respeito dos quais lemos podem, efetivamente, ser chamados de seitas. Em vez de produzirem “os frutos do espírito”, eles manifestam em abundância “as obras da carne”, que incluem a “fornicação, impureza, conduta desenfreada, idolatria, prática de espiritismo”, e outras. (Gálatas 5:19-24) Muitos deles podem ser corretamente considerados cultos, visto que idolatram certos líderes carismáticos e seguem os ensinos deles, em vez de a Palavra de Deus, a Bíblia.
Mas que dizer das chamadas religiões centralistas? Bem, será que apoiam as elevadas normas da Bíblia em questões de moral, ou têm suas próprias idéias sobre elas? (1 Coríntios 6:9, 10) Amam uns aos outros, que Jesus disse ser o sinal dos verdadeiros discípulos, ou são influenciados pelo nacionalismo e pela política a matar-se uns aos outros em épocas de guerra? (João 13:35) Será que advogam a Bíblia como a Palavra inspirada de Deus, como fez Jesus, ou a rotulam de mito, e apóiam, em vez de a ela, a filosofias humanas e à teoria da evolução, que desonra a Deus? (João 17:17) Torna-se claro que, apesar de sua “respeitabilidade”, as chamadas religiões centralistas não são outra coisa senão falsas seitas, que fingem ser verdadeiramente cristãs.
Na verdade, uma seita é qualquer grupo que se afasta do ensino da Palavra de Deus para divulgar suas próprias idéias religiosas.
As seitas aproveitam, quando a Igreja Católica, que por falta de meios e de pessoas, se vê obrigada a deixar grandes áreas com escassa ou nenhuma atenção religiosa.
Principais Características Comum nas Seitas :
1-Jesus não é o centro das atenções.
2-Normalmente as seitas possuem outros deuses ou profetas e acabam colocando Cristo em segundo plano.Tem outras fontes doutrinárias além da Bíblia e crêem apenas em partes da Bíblia; consideram inspirados os escritos dos seus fundadores e os colocam no mesmo nível da Bíblia. * Dizem serem os únicos certos.
3-Geralmente ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação.
A diferença entre o paganismo e o cristianismo é fácil de ser detectada, mas o mesmo não acontece entre o cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos.
HERESIA
A palavra "heresia" vem do termo grego "hairesis". Essa palavra é empregada no Novo Testamento com dois sentidos principais: (1) seita, no sentido de facção ou partido, um corpo de partidários de determinadas doutrinas (veja At 5:17; 15:5; 24:5; 26:5; 28:22); e (2) opinião contrária à doutrina prevalecente, de cujo ponto de vista é considerada heresia (veja 2 Pe 2:1). 1 Co 11:19; Gl 5:20
Nestes dois textos, o termo haireseis procura definir a atividade facciosa ou partidária. No primeiro, o sentido negativo do termo "partidos" é esclarecido pelo contexto: os aprovados são aqueles que não tomam parte nos "partidos".No segundo, é traduzido como "facções".
SEITA
Podemos compreender melhor o que são seitas se, em primeiro lugar, verificarmos qual a diferença entre "seita" e "heresia".
"Por definição, um herege é um cristão professo que está errado com relação a alguma verdade particular, ao passo que o ponto essencial quanto às seitas é que elas absolutamente não são cristãs, e sim contrafações do cristianismo.
"Em seu sentido mais genérico, seita é "devoção a uma pessoa ou coisa particular, dedicada por uma corporação de adeptos".
Esta definição está na raiz de termos como "sectarismo", e por esse ângulo tanto um partido político como uma torcida organizada de futebol poderiam ser classificados como "seita".
As seitas aparecem invariavelmente como falsificações da fé cristã.Podemos dizer que as seitas, em sua maior parte, são o produto final das heresias, ou seja, o resultado da fermentação herética na massa da igreja.
Nem toda heresia culmina na formação de uma seita, mas toda seita possui em seu sistema elementos heréticos.
O verdadeiro cristianismo não é uma seita, nem existe dividido. Se você pertence a uma igreja, então cabe-lhe examinar com cuidado o que sua igreja ensina, e quais os “frutos” que os membros dela produzem. Estão eles inteiramente baseados na Bíblia, e harmonizam-se com ela? Ou poderia acontecer que sua igreja também resolveu seguir um proceder diferente do que a Bíblia ensina, assim tornando-a uma seita? O diligente estudo da Bíblia é a única maneira de informar-se com certeza.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seita
http://www.mulherdeclasse.com.br/Seitas.htm
http://www.abiblia.org/ver.php?id=748
http://www.gotquestions.org/Portugues/Mormonismo.html
http://www.significados.com.br/seita/
http://www.guia.heu.nom.br/re_.htm
http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/pf-investiga-seita-religiosa-por-trabalho-escravo-de-fieis-em-fazendas,6dafd1ff1873e310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
http://www.misericordia.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=290:seitas-e-novos-movimentos-religiosos-..B
Comentários
Postar um comentário