DALILA, NÃO ERA PROSTITUTA!


 

















 Ontem a noite, estive na Primeira Igreja Batista de Aracaju, participando de mais um estudo bíblico sobre os juízes de Israel, com o Pr. Jabes Nogueira Filho. Pra quem não sabe... quem é Pr.Jabes Filho, ele é esse aqui!






Estudamos sobre Sansão, acho que o juiz bíblico mais conhecido e por conta disso, o mais famoso.

O povo adora uma história de amor... a  história da vida de Sansão tem de tudo! Amor, vingança, sexo, inveja, poder  e traição!


Sansão, de acordo com a sua descrição na bíblia hebraica , foi um homem nazireu, filho de Manoá, nascido de mãe estéril (Juízes 13:2) e que liderou os israelitas contra os filisteus. Ele era da tribo de Dã e foi o décimo terceiro juiz de Israel, sucedendo a Abdon. A Bíblia relata que Sansão foi juiz do povo de Israel por vinte anos (Juízes 16:31), aproximadamente de 1177 a.C. a 1157 a.C. , sendo o sucessor de Abdon e o antecessor de Eli.

Distinguia-se por ser portador de uma força sobre-humana que, segundo a Bíblia, era-lhe fornecida pelo Espírito do Senhor enquanto se mantivesse obediente ao senhor dos Exércitos. 

Subjugava facilmente seus inimigos e produzia feitos inalcançáveis por homens comuns, como rasgar um leão novo ao meio, enfrentar um exército inteiro e matar uma multidão de filisteus (depois de descobrir que foi enganado) para pegar suas roupas, pagando uma aposta. (Juízes 14:6; 15:14; 16:23).

De acordo com o texto bíblico, Sansão apaixonou-se por Dalila, a qual o traiu entregando-o aos chefes de sua nação, depois de saber sobre os seus cabelos, os quais eram a fonte de sua força sobre-humana. Após ser cegado pelos filisteus, Sansão passou à condição de escravo.

Sansão morreu sacrificando-se para se vingar de seus inimigos, após ter clamado a Deus pela restituição de sua força para um último e definitivo ato.

Sua história inspirou o filme Sansão e Dalila de Cecil B. DeMille, feito em 1949.


E uma minissérie brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Record de 4 de janeiro de 2011 a 2 de fevereiro de 2011.

Entre uma discussão, ou outra, algo natural em estudo com a  mediação do Pr.Jabes Filho... o que facilita o aprendizado, foram realizadas perguntas do tipo:
1- Deus abandonou Sansão, quando ele foi traido e  preso pelo filisteus?
2- Sansão se suicidou-se?
3- Ele é um herói?

Mas o mais interessante... foi descobrir que Dalila, não era uma prostituta, ( aquele tipo de mulher, que "roda a bolsa" na rua da Frente) como a maioria das pessoas pensam! 

Pensem que até hoje, a mulher leva fama de prostituta... e o pior, sem motivo!

Leiam Juízes 16:01 e Juízes 16:04 e tirem as suas conclusões...





Fontes: pt.wikipedia.org/wiki/Sansão_(Bíblia)
          Bíblia Sagrada
         Pr.Jabes Nogueira Filho








Comentários

  1. Verdade não era uma prostituta daquelas que roda a bolsinha,mais não deixava de ser,a bíblia fala logo no capitulo 16:1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala que protituta era a mulher de gaza no quatro diz que depois disto foi no vale de seroque e la conheceu dalila

      Excluir
    2. Verdade, houve um deslize na interpretação, prostituta era uma mulher que aparece antes de Dalila. Paz e Deus abençoe a todos.

      Excluir
  2. Bom dia amigos,sim a bíblia chama Dalila de prostituta. Mateus 19:9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.ela era adúltera, e o ato de adultério por dinheiro constitui se prostituição pois ela teve relaçõe sexual por dinheiro. Agora a questão é a seguinte nós perdemos muito tempo procurando explicações e argumentações na bíblia, nada mais é do que eu querer mostrar que sei mais do que você e você mostrar que sabe mas do que eu,no entanto nós sabemos que Jesus vai voltar,muitos questionamentos são levantados mediante as escrituras porém muito são apenas questionamento de conhecimento pessoal sem crescimento espiritual para a salvação,Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe , mais vc esta enganado preste atenção na leitura, não sei mais do que vc nem ninguém, estou aprendendo também! Mas a biblia não diz que dalila é prostituta, outra ela não teve relação sexual com Sansão por dinheiro, ela se corrompeu com a proposta que fizeram pra ela e outra Sansão não estava mais casado com sua esposa, pois quando ele saiu de casa bravo o pai pesou que Sansão tinha abandonada a filha dele é a fez casar se com outro! Preste atenção para não sair pregando a palavra do senhor errado. Quando não entramos algo , temos que ler a história do personagem do começo é pedir sabedoria a Deus. Pois hj em dia muitas pessoas estao enterpretando a bíblia como quer. Deus abençoe me desculpe quaisquer coisa! Pois como vc passei muito tempo achando que Dalila era prostituta. Quando na verdade não é.

      Excluir
    2. Não sou pastor, e eu quando lir essa passagem também pencei a mesma coisa Dalila não era prostituta! Que Deus abrir sua mente cada vez mais! Porque dele é o mistério!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Sansão já era viuvo , a própria bíblia diz que queimaram a mulher dele.e outra coisa ela não era prostituta mas ela conropeu seu coração mas o que ela fez foi em pro do povo dela como ele matou um monte pelo povo dele..vamos lê a bíblia irmãos. Tudo tem duas versões e Deus dá um dircenimento a cada um mas a palavra e a palavra.

      Excluir
  4. Gente vamos interpretar a bíblia dalila nao era prostituta vcs tem que ler devagarzinho ai vcs vao entender

    ResponderExcluir
  5. Cada comentário hein? A BÍBLIA NÃO DIZ QUE DALILA ERA PROSTITUTA E PONTO! Ela foi uma mulher que se corrompeu com a proposta dos príncipes (líderes) filisteus... mas prostituta? Não está escrito isso... interpretação de texto por favor!

    ResponderExcluir
  6. Eu imagino que muitos acham que
    Dalila era prostituta, porque ouviram alguém dizer e por esse motivo isso ficou impregnado na mente, mas o texto não diz em nenhum momento que ela era prostituta. Paz e Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário