A CEIA DO SENHOR E O AUTO EXAME CRISTÃO


Lendo o site da Igreja Prebisteriana Vila Pompéia, encontrei esse artigo de autoria do Reverendo Davi Miguel Manço, ao qual compartilho com todos vocês.

              Ao ensinar sobre a Ceia do Senhor, o Apóstolo Paulo nos convida ao auto-exame: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice.” (1Co 11.28). Ao nos aproximarmos da Mesa do Senhor, portanto, surge momento mais que oportuno para avaliarmos qual tem sido nosso procedimento diante do Senhor.
             A Ceia é o momento certo para isso por, pelo menos, dois motivos. Primeiro porque, ao tomarmos a Ceia, declaramos tacitamente que temos um compromisso com o Senhor. Estamos em relação pactual com Ele, e devemos responder a esse pacto com fidelidade. É momento, portanto, para avaliar em que medida temos sido fiéis ao Senhor, se temos caminhado ao Seu lado, observando seus preceitos e respondendo ao seu chamado com santidade de vida. Além disso, a Ceia é a hora adequada para reconciliação. É momento de avaliar em que medida temos falhado nesse caminhar ao lado de Cristo, fazendo o que ele não quer e nos omitindo em cumprir seus mandamentos. É tempo propício, portanto, para confessarmos nossos pecados, clamarmos por perdão e nos realinharmos à vontade de Deus (1 Jo 1.9).
             Mas o que deve ser examinado? Como podemos fazer essa auto-analise? O que precisa ser revisto? Segue, abaixo, algumas recomendações que podem ser pertinentes.
            Comece avaliando sua vida devocional. Você tem experimentado, dia após dia, comunhão com o Senhor? Tem nutrido intimidade com Ele? Tem se aproximado de Sua presença alentadora e abençoadora por meio da oração? Nessa hora bendita em que temos a oportunidade de um reinício em nossa vida espiritual, é momento de fomentarmos vera devoção a Deus.
           Analise também o que você tem nutrido em seu coração. Há no seu íntimo pensamentos inadequados, impuros ou injustos? Você tem alimentado ídolos em seu coração, ou seja, pessoas, coisas ou pensamentos que tem ocupado o lugar central, que deveria pertencer a Deus? A Bíblia nos alerta: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4.23). E o Senhor Jesus nos alerta: “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt 15.19). O coração é a fonte da vida, por isso é também a fonte do pecado. Ao nos achegarmos à Mesa do Senhor, portanto, é hora de realizarmos uma faxina em nosso coração.
Por fim, avalie seu comportamento. Suas atitudes e ações têm sido santas, adequadas a um verdadeiro cristão? Você tem vivido em paz com seu cônjuge, seus pais, seus filhos, seus parentes, amigos e colegas? Suas palavras têm sido fonte de bênção e edificação? A Palavra nos diz: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1Jo 2.6).
                Santa Ceia é momento de avaliar. Avalie-se a si mesmo e passe a andar, a partir de hoje, de forma santa diante do Senhor, abençoado por seu perdão.

Comentários