A CENSURA NO MEIO CRISTÃO...



Todos sabemos que o principal objetivo da Igreja Evangélica ao redor do mundo é transmitir o Evangelho do Senhor JESUS para todos os povos, tribos, linguas e nações! E que em muitos paises como a China, a Índia e a Coreia do Norte a igreja cristã é perseguida... apenas por ser portadora da Palavra de Deus...

De acordo com o site Portas Abertas duas fontes atuais nos ajudam a definir o que é a perseguição – As Convenções da ONU (Organização das Nações Unidas), e a própria Bíblia Sagrada.
De acordo com o Artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.
O Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, de 1966, expandiu esse Artigo:
1. Toda pessoa terá direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Esse direito implicará a liberdade de ter ou adotar uma religião ou crença de sua escolha e a liberdade de professar sua religião ou crença, individual ou coletivamente, tanto pública como privadamente, por meio do culto, da celebração de ritos, de práticas e do ensino.
2. Ninguém poderá ser submetido a medidas coercitivas que possam restringir sua liberdade de ter ou de adotar uma religião ou crença de sua escolha.
3. A liberdade de manifestar a própria religião ou crença estará sujeita apenas às limitações previstas em lei e que se façam necessárias para proteger a segurança, a ordem, a saúde ou a moral públicas ou os direitos e as liberdades das demais pessoas.
4. Os estados-partes no presente Pacto comprometem-se a respeitar a liberdade dos pais - e, quando for o caso, dos tutores legais - de assegurar aos filhos a educação religiosa e moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.
Pode-se dizer então, que o individuo é perseguido se for privado de qualquer dos elementos fundamentais da liberdade religiosa.

Perseguição segundo a Bíblia
Além do apóstolo Paulo, os cristãos do Novo Testamento enfrentaram cinco fontes de perseguição:

Governantes (Atos 12.2)
Sacerdotes (Mateus 26.3,4; Atos 2.36; João 18.31; Atos 7.54-59)
Mercadores (Atos 16 e 19)
Agitadores (Atos 17)
Família (Mateus 10.35,36)

Enfim, a Bíblia afirma: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3.12).
Para grande parte dos cidadãos do mundo ocidental, cristãos ou não, o tema “perseguição religiosa” pode soar estranho. Uma das explicações talvez seja o fato de que a maioria dos países deste lado do globo vive em plena democracia e por isso, em geral, as pessoas estão acostumadas a ter seus direitos garantidos por lei. No entanto, essa ideia de que a liberdade e o acesso a direitos fundamentais estão consolidados para a maior parte da população mundial neste século 21 tem se mostrado uma ilusão.
Os países que apresentam elevados índices de restrições à religião não são maioria – 64, no total –, porém abrigam a maior parte da população mundial.

Todos os anos, a Portas Abertas publica uma lista com os os 50 países mais opressores ao cristianismo. Em 2012, os cinco países onde é mais difícil viver como cristão são:1. Coreia do Norte
2. Afeganistão
3. Arábia Saudita
4. Somália
5. Irã


Mas quero falar de um outro tipo de perseguição... a da livre expressão e liberdade de pensamento e idéias, dentro das próprias igrejas "cristãs".

A Igreja Evangélica nasceu de uma revolução... a Reforma Protestante liderada pelo profeta Martinho Lutero foi mais do que uma ruptura no conservadorismo e no poder da Igreja Católica, foi um movimento de libertação social, moral e espiritual que impulsionou o desenvolvimento da sociedade intelectual e religiosa. No entanto, uma igreja que nasceu pregando a liberdade da pregação e difusão da Palavra de Deus, em alguns casos, age com despreparo e autoritarismo, diante de críticas externas e internas aos seus principios, valores e atuação.

A censura ocorre  no sentido de controlar e suprimir informações, opiniões e até formas de expressão que possivelmente possam promover o senso crítico e racional e que, por ventura, possa se levantar contrárias ao sistema religioso da Instituição.
.
O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando a discussões de idéias que se estabeleçam ameaçadoras à alteração do sistema. É um mecanismo utilizado para manter o poder e proteger a credibilidade das doutrinas e seus líderes!

É também realizada a supressão de certos pontos de vista e opiniões divergentes a da liderança, e do pastor da igreja local, através das ameaças divinas e rogação de maldições, assim como pela desconstrução da pessoa do contestador e da promoção da ruptura sócio-afetiva (fraternal e até familiar) dele.

Desde de 2010, venho enfrentando tentativas de censura ,por parte de alguns lideres da Primeira Igreja Batista de Aracaju, em especial, do Pr.Presidente que age intempestivamente, e de forma intolerante a toda crítica e contestação ao seu estilo de liderança.Por conta disso, decidi escrever no blog Alto Falante Gospel toda e qualquer injustiça, ou assunto em voga no meio evangélico. Porque vivemos em um estado livre e democrático de direito!

Além do mais, uma igreja que luta pela liberdade de transmitir e ensinar a Palavra de Deus, não deveria se sentir ameaçada pela liberdade de expressão de outras pessoas, e religiões.

Porque JESUS nos tornou livres... 

Disse Jesus:  "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres". João 8:36.

Amém! Toda e honra e toda glória seja para Ti!






http://icmigrejacristamaranata.wordpress.com/2012/03/03/censura-na-igreja-crista-maranata/

/


Comentários