A FORÇA DE UM TEMPERAMENTO: O APOSTOLO PEDRO

 


 Pedro surge, pela vez primeira, nas Escrituras Sagradas, em Mt.4:18, quando nos é informado que seu nome era “Simão”, forma diminutiva de “Simeão” (em hebraico, “Shimon”)

Cristo mudou seu nome para כיפא, Kepha Gálatas 02:11, que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.


Para muitos teólogos e escritores cristãos,Pedro era um discípulo impulsivo e de temperamento forte e instável, e por conta disso, ou se adiantava, ou se atrasava,em relação a vontade do Senhor, numa oscilação sem fim... Sem dúvidas que no Novo Testamento, depois do nome de JESUS, o nome mais citado é o de Pedro.



De acordo com o site administradores.com existem 04 tipos de temperamentos, vejamos as suas caracteristicas:




SANGÜÍNEO – atores, vendedores, oradores, recepcionistas, desportistas;

Qualidades – comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo, etc.

Defeitos – pusilânime (falta de decisão de coragem), volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.


COLÉRICO – produtores, construtores, líderes, professor, ditador, político, gerente, líder de movimentos;


Qualidades – enérgico, resoluto, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso;

Defeitos – irancudo (propenso à ira), sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível, astucioso.


MELANCÓLICO – artistas, músicos, poetas, inventores, decoradores, filósofos, mestres, contador, esteticista, escritor


Qualidades – habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado

Defeitos – egoísta, amuado, pessimista, teórico, anti-social, crítico, vingativo, inflexível.


FLEUMÁTICO – diplomatas, administradores, professores, técnicos, cientista, líder, médico, artista plástico, dona de casa


Qualidades – calmo, tranqüilo, cumpridor, eficiente, conservador, prático, líder, diplomata, bem-humorado.

Defeitos – calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado.

Segundo alguns estudiosos, Pedro era o sangüineo.

Tendo em vista, que o sanguíneo é aquele que fala antes de pensar. Tem como caracteristicas ser uma pessoa jovial , com seu espírito descontraído e com seu encanto pode ser, com toda a razão, chamado de o temperamento que "aproveita" a vida. Ele tem uma personalidade calorosa, vivaz e, corretamente, às vezes o chamam de "alma da festa". É o tipo de pessoa que costumamos encontrar que em qualquer reunião toma conta das conversas. Se há um grupo de pessoas reunidas e rindo, com certeza tem um sangüíneo falando.

Mas apresenta muitos pontos críticos, como fraqueza de ânimo, volubilidade, indisciplina, impulsivividade, insegurança, egocêntrismo,exagero,e medo.
O sanguíneo é aquele que se ira com facilidade e pega logo fogo; é impulsivo. O termo é relativo ao sangue, que tem ou parece ter aumento da massa sanguínea (dic. Aurélio). É emocionalmente instável. 

Então, pergunto aos leitores, o que Jesus viu em Pedro?
Pedro era  um sangüineo apaixonado!
Ele amava JESUS...


Pedro é o tipo de pastor que precisou passar pela PROVA da avaliação divina para que, depois de aprovado, pudesse apascentar o rebanho (a igreja) de Jesus. Talvez a pergunta mais difícil que, em toda a sua vida, precisou responder foi a respeito de suas convicções sobre o amor a Jesus: Amas-me? Por três vezes Jesus fez a mesma pergunta e por três vezes Pedro respondeu: “Senhor, tu sabes que te amo”, João 21: 15-1

O mesmo Pedro que negou a JESUS três vezes, assume o seu Amor incondicional ao Mestre.


Pedro é a evidência que a base fundamental para pastorear ou apascentar um rebanho é um coração apaixonado por Jesus e a força do seu temperamento com a intervenção do Espirito Santo contribuiu significativamente para o o crescimento e  fortalecimento da igreja primitiva.



Comentários