O MINISTÉRIO INFANTIL: A SUA IMPORTÂNCIA E O SEU ESQUECIMENTO...



  Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas.
Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará." (Lucas 18,15-17)






Em homenagem ao Dia das Crianças, o Alto Falante Gospel vai tocar em um assunto, que atualmente vem sendo deixado de lado, a importância de um Ministério Cristão Infantil para a igreja, e para o desenvolvimento da maturidade espiritual e do caráter do cristão.
 
Encontrei no blog de Flávia Ribeiro Grégio de Oliveira, membro da Igreja Evangélica  Assembléia de Deus e coordenadora do Ministério Infantil , Evangelista de Crianças (APEC /2005), Bacharel em teologia , contadora de história bíblica, capelã, professora de educação cristã. Coordenadora a EMADI - Escola Ministerial da Ass. de Deus na Itaóca
Trabalhando com treinamento de professores de Crianças desde 2006 no IBE (Instituto Biblico Ebenézer /Bangu) , FATUN -Faculdade de Educação e Teologia;Seminario Teologico Vida e Luz (Ig. Bt. Nova Filadélfia em Vilar do Teles). FTBBRJ e em outros seminarios voltados para professores de Crianças.


Que  muitas igrejas que construíram o ministério infantil, sentem que  com o passar do tempo esse ministério desabou, por falta de uma equipe de pastoreio qualificada,  ainda hoje, encontramos obreiros infantis que foram parados por líderes que não tem a visão do que é ministério com crianças.

Geralmente, as crianças , são jogadas na “Salinha para pintar papel em branco”, tornando depósito para crianças e não departamento de crianças. Para ser um obreiro no ministério com crianças é preciso ter a visão do ministério com vidas, é buscar novos caminhos e respostas para alcançarmos as carências atuais, é termos ousadia espiritual, é agirmos com consciência de onde estamos e onde queremos e precisamos chegar.

Ter visão para essa atuação específica é reconhecer que a igreja, que é você, é convocada ao trabalho com vidas de crianças em suas muitas possibilidades visão é sensibilizar-se com o clamor insistente e dilacerante de crianças e famílias de nossa geração, nossa comunidade, nossa cidade, nossa igreja na convicção de ser sal da terra e luz do mundo. 

Hoje em dia muitas pessoas ainda tem o pensamento de pra quê e por quê evangelizar os pequeninos...Acham que crianças não têm opinião própria e não compreendem o que é verdadeiramente aceitar a Cristo


Certo?

Errado!

Quando pensamos em evangelizar ,automaticamente vêm em nossa mente aquele lindo versículos em Marcos 15:16 “Ide por todo mundo,pregai o evangelho a toda a criatura”. Toda criatura deve ser evangelizada ,é uma ordem de Jesus. Segundo o dicionário.criatura significa indivíduo. E individuo significa a pessoa humana , e quem são as pessoas humanas? São os homens ,mulheres ,jovens,

Idosos e crianças.

A criança é uma criatura, e também deve ser evangelizada. Todos nós merecemos receber as boas novas da salvação, independente do nosso sexo ou cor. 


 
A Bíblia diz que nós já nascemos no pecado, que a nossa natureza já é pecaminosa...ou seja., quando uma criança fala uma “mentirinha”, não foi porque ela aprendeu com o pai ou com a mãe, é porque nossa natureza já é pecaminosa. Imagina se você fosse para escola e de repente entra a professora e diz: “Bom dia! Hoje teremos aula de pecado. Primeira lição: Como contar mentira para os pais” Isso certamente não acontece, isto é apenas para ilustrar que nós não aprendemos a pecar,o pecado já nasce conosco.Assim como diz em Salmos 51:5 .

Nós temos que ter a consciência que nossas crianças também precisam conhecer as boas novas da salvação. Devemos evangeliza-las estão em perigo (Mateus 18: 14).Quando Jesus diz que não é da vontade do Nosso Pai que nenhum deste pequenino se perca, é porque eles estão em perigo. Quando você vai acender uma churrasqueira ou atravessar uma rua perigosa, certamente alguém vai te dizer: “Tome cuidado!”, isso que dizer que você está correndo um risco. Assim também Jesus sabia que as crianças estariam correndo risco de se perder neste mundo e se contaminar no lamaçal de pecado.Muitas crianças se perdem por falta de conhecerem um evangelista de crianças.

Por que devemos evangelizar crianças? (Porque estão em perigo e porque é uma ordem dada por Jesus, conforme nos diz em João 21:15/Marcos 10:14/Provérbios 22:6)
A criança é um alvo perfeito para a evangelização,devido á sua sinceridade e humildade, e não é difícil para ela confessar o seu pecado.
Ela é sensível ao pecado porque não tem o coração duro como a de um adulto, ele está livre de preocupações que dificultam muitas conversões, como desemprego, dívida,cônjuges problemáticos, vícios, etc.Além disso,a criança tem muita credibilidade em nós adultos. Ela tem tanta credibilidade em nós, que se dizermos á elas para fecharem os olhos e contarem até 50,quando abrirem os olhos, terão uma festa muito linda: com bolo de chocolate ,pipoca,cachorro-quente,balas e tudo que ele tem direito.Você certamente não acreditaria,mas elas com certeza,esta é a grande vantagem de evangelizar os pequeninos,eles têm o coração sincero e puro.




Fontes: http://flaviagregio.webnode.com.br/crian%C3%A7as%20precisam%20ser%20evangelizadas-/
Pastoreando Crianças desta Geração- Claudia Guimarães: Editora Vida
Imagens: https://www.google.com.br/ Domínio Público

*Dedico esse texto, a todas as crianças da minha igreja, e a  liderança da I Igreja Batista de Aracaju, em especial, ao Pr.Presidente Paulo Sérgio dos Santos, que raramente ora e visita os Pequeninos de Jesus, e ainda não atentou como deveria, para a importância da pregação e vivência do Evangelho de Cristo, desde o Ministério Infantil. 
                                                                                                       
                                                                                                 

                                                                                                             

Comentários