POR QUE TANTOS ENCONTROS DE CASAIS COM CRISTO?

Entre os dias 12  a 14 de outubro a Primeira Igreja Batista de Aracaju, estará realizando o seu 22º Encontro de Casais com Cristo, evento semelhantemente realizado na Paróquia Bem Aventurado José de Anchieta, há alguns dias atrás...

Há algum tempo percebo que a ênfase do Ministério de Família, da igreja a qual congrego, são os casais. Porque quando o casal está em sintonia, acaba refletindo na sua relação com os filhos e vice versa. É comum... em programas como a Super Nanny, transmitido pelo SBT,  o diagnóstico de que muitos problemas que ocorrem dentro das famílias e principalmente com os filhos são decorrentes das relações fragilizadas entre os conjuges.


Pesquisando na internet verifiquei que nos últimos anos houve um aumento no número de divórcios, e esse fenômeno também  vem crescendo no meio cristão.

E encontrei a seguinte equação:


IGNORÂNCIA ESPIRITUAL + VIDA SEXUAL FRUSTADA = CASAMENTO DESTRUÍDO


Pesquisando mais a fundo... descobri que muitos problemas entre casais já começam desde a escolha.

Existem crentes em Cristo Jesus, que estão se casando, por razões erradas, baseados em opiniões alheias, "palavras proféticas", pela influência do meio... pelo medo de permanecer solteiro... por querer sair das casa dos pais... por motivos religiosos... ou até mesmo por questões econômicas e sociais.

Quando na verdade, biblicamente falando, o que é fundamental para um casamento feliz e abençoado aos olhos do Senhor, é o AMOR!

Desde que cheguei a igreja, o que eu vejo apenas é o legalismo do " jugo igual", sobretudo para os jovens que ainda não escolheram os seus parceiros.

Mas ninguém, NUNCA me disse, que a base principal de um casamento é o AMOR!

 "Um casamento não se sustenta apenas por sexo. Daí a importância do jovem insistir com Deus em oração para se casar com a pessoa certa. E o Senhor comunica conosco que é esta pessoa, se e somente se, andemos em santidade. Tem que andar direito com Deus para receber respostas de Deus." Pr. João Cruzué

O que estou querendo dizer.. é que os problemas que as igrejas enfrentam no que se refere, ao Ministério de Casais, começa desde a origem do relacionamento.Tudo o que começa mal... tem grandes chances de terminar mal!





O que me incomoda ainda mais... é que quando casamentos não dão certo, a Igreja( falo da igreja personificada), joga tão somente a culpa para o indíviduo.

"Foi você que escolheu errado..." ou então sugerem que você é um fracassado, ou que está sendo vítima de Satanás, quando na verdade foram atitudes meramente humanas que causaram tal situação.

Na igreja existem casais de "fachada"... na verdade, no ano de 2012, descobri que muitas coisas na igreja evangélica, são apenas fachada. Existem a fachada da união, a fachada da felicidade, a fachada da humildade, a fachada do casamento feliz, e das famílias estruturadas.

No plano espiritual existe a fachada da fé, e a fachada do "crente firmado", ou seja, aquele crente que está muitas vezes machucado... magoado... e ferido. Mas que não sai da igreja, porque se ele sair, muitas vezes por causa de atitudes alheias, é porque ele não estava "firmado na Rocha". Ou seja, mais uma vez a culpa recai sobre o individuo!

Eu como jovem, já senti várias vezes uma intromissão na minha vida pessoal e até mesmo sentimental, por parte de irmãos em Cristo, pessoas com as quais convivo tão somente aos domingos, e que apesar de termos um laço espiritual que nos une, não temos o vínculo afetivo e social necessários para uma relacionamento mais profundo.


Na verdade, acho que outros jovens, sentem o mesmo o que eu sinto! Mas por alguma razão não conseguem se expressar...

Em geral, esses irmãos são pessoas que por terem mais experiência, sentem-se no direito de darem pitaco na vida alheia... mas o que chama mais atenção, é que querem mandar nos filhos dos outros, mas não vemos se quer os seus filhos na igreja, no culto aos domingos.

Soube de casos de pastores, chegarem ao ponto de darem diretrizes para a vida sexual do casal determinando o comportamento dos conjuges, dentro das "quatro paredes..."  Isso é o cúmulo do absurdo!

Um levantamento, feito com 478 evangélicos de diversas denominações de todas as regiões do país, revelou que pessoas entre 41 e 60 anos (79%) que responderam à pesquisa estavam divorciadas. Dos crentes que não estavam casados nas igrejas brasileiras, a partir dos 30 anos, a pesquisa mostrou que 34% dos homens e 32% das mulheres estão divorciados. O estudo revelou ainda que 22% dos homens e 13% das mulheres se encontravam separados.
 
Creio que nessa faixa etária, apresentada na pesquisa, muitos já tem as condições financeiras, sociais e principalmente emocionais, para perceberem que as suas escolhas foram feitas de forma errada, e tentam recomeçar... no entanto, muitos divórcios, poderiam ser evitados não apenas com Encontros de Casais com Cristo, mas na busca de uniões que sejam feitas com laços de AMOR, sobretudo entre os jovens casais.


Certamente... Deus não aprova uma união baseada apenas no" jugo igual", porque um casamento sem Amor, não é casamento!




No entanto, ainda percebo que esse legalismo no meio evangélico, como base de uma união afetiva, sempre vai permanecer... encontrei comunidades em algumas redes sociais, onde jovens cristãos, defendem abertamente que os problemas que existem na igreja, são causados por pessoas que casaram-se com o jugo desigual.

O que me incomoda... é que lendo algumas notícias, encontrei vários casos de pastores que agridem fisicamente as suas esposas, fora os que as agridem verbalmente, causando dores profundas em suas almas.


Então... concluimos que religiosidade, não é sinônimo de felicidade e harmonia conjugal!

Eu como jovem que sou, pretendo me casar com quem me ame e me faça feliz! Independentemente de religião...

Até porque, caso o meu relacionamento venha a fracassar, ouvirei de qualquer jeito a frase:

"Foi você que escolheu errado!













Fontes:http://olharcristao.blogspot.com.br/2010/07/divorcios-entre-casais-evangelicos.html
            http://terapiasexualcristao.wordpress.com/2010/02/07/divorcio/]
            http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=84&materia=1104
            http://noticias.gospelmais.com.br/pastor-evangelico-agride-mulher-preso.html

Comentários