É PECADO SER ECUMÊNICO?


Hoje, o AltoFalanteGospel vem tratar sobre o Ecumenismo...  termo que gera muitas discussões entre os mais diversos segmentos religiosos.
O interesse pelo tem deu-se pelo fato de ouvir de um amigo de longa data, que sou uma pessoa ecumênica.
Para começarmos vamos a definição da palavra Ecumenismo:

Ecumenismo é o processo de busca da unidade. O termo ecumênico provém da palavra grega οἰκουμένη (oikouméne), designando "toda a terra habitada". Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões.

O Dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs.

Esse movimento, surgido na Europa no século 19, expressou o desejo de adaptar a fé cristã ao mundo moderno, especialmente às novas concepções filosóficas e científicas. O resultado foi o crescente questionamento de importantes convicções do cristianismo histórico, a começar da inspiração e autoridade das Escrituras

Para muitos, o ecumenismo é apenas a reunião de determinadas igrejas cristãs que se toleram em alguns pontos de fé. Para outros, ecumenismo é, de fato, um bonito ideal, mas que nunca será alcançado. Porém, muito mais que a reunião de igrejas, e bem mais que um mero ideal, o ecumenismo é a concretização da prática cristã alicerçada no amor, aquele sentimento que “nunca falha” 1 Cor. 13:8.
As perguntas que não querem calar são:

1-O discípulo de Cristo deve abraçar os movimentos ecumênicos?
2- Esta tendência representa o caminho certo para servir a Deus no século XXI?
3- É Pecado ser Ecumênico?

Segue as minhas considerações:

1- Jesus não deixou Religião, Ele deixou o Cristianismo. E o Cristianismo é o maior exemplo de amor, fraternidade, e perdão as falhas humanas.

2- Fundamentalistas são encontrados entre religiosos diversos e pregam que os dogmas de seus livros sagrados sejam seguidos à risca. Esse tipo de comportamento, não é nada social, nem muito menos Cristão. A Biblia é clara ao afirmar que: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).
Não há um JUSTO, nem um sequer. ( Romanos 3:10 )

3- O caminho certo para servir a Deus é amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo.  Aceitando o Senhor Jesus como o Senhor e Salvador e os seus Ensinamentos.

Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".
(João 3:36)

4- A Bíblia é clara quando diz que:

Reco­nheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo" (At 10.34,35)

Toda a humanidade foi criada por Deus e tem origem comum em Adão. Portanto, para Deus não há privilé­gios, favoritismo ou discriminação de pessoas; contempla a todos com Suas bençãos. O evangelho é a mensagem que dá respeito e dignidade ao ser humano. Humilhar e preterir o pobre, ou ao menos favorecido, e condenável diante de Deus. Em Cris­to somos um, independente de raça, cultura, nacionalidade ou condição social. O Senhor não olha a aparência exterior, mas o coração.    






Há igrejas que pregam que Deus pre­destinou pessoas para serem salvas e outras, para serem irremediavel­mente perdidas.

Não faz senti­do nascerem dois bebês, na mater­nidade, e um ter uma "etiqueta" de salvo e, outro, a "etiqueta" de per­dido. Cremos, sim que Deus, em casos especiais, dentro de Sua so­berania, escolhe pessoas com cer­tos propósitos, como João Batista e Jeremias. Deus nos predestinou coletivamente como Igreja, e não individualmente, por acepção de pessoas (.Ef 1.11-13).

No Novo Testamento, o evan­gelho de Cristo invalidou todas as distinções entre os seres humanos que existiam no século I d.C. Incluí­am divisões entre judeus e samaritanos (Lc 10.30-35); judeus e gentios (At 10.30-35; Rm 10.12); judeus e incircuncisos, bárbaros e citas (Cl 3.28; Cl 3.11). Em Atos 17.26 Paulo declara: "Deus... de um só fez toda à geração dos homens para habitar sobre toda a face da ter­ra’’ . No versículo seguinte, o apósto­lo revela o propósito de Deus nesse ato criador: '... para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar' ( Atos17.27).


Apesar dos desvios do movimento ecumênico majoritário, o ideal da cooperação e do testemunho conjunto dos cristãos deve continuar sendo objeto dos interesses e esforços das pessoas de boa vontade. Todavia, é importante que isso seja feito sem se abrir mão das convicções centrais que caracterizam o cristianismo bíblico. As grandes estruturas e organismos, que concentram poder e recursos financeiros, sempre serão vítimas do controle ideológico de certos segmentos. Porém, em um âmbito mais modesto – local e regional – as igrejas e instituições cristãs que possuem alguma afinidade doutrinária devem buscar maior aproximação e envolver-se em projetos comuns, inclusive na área social e de evangelização.





Fontes:https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecumenismo
            http://www.mackenzie.br/7130.html

Comentários

  1. Anna, no Jornal de Brasília, nesta semana, o jornalista Paiva Netto escreveu assim: "O destino dos povos é o Ecumenismo Total. Assim caminham os seres humanos, apesar dos pesares." Acho que é por aí mesmo. Portanto, não pode ser pecado ser ecumênico. Pelo contrário, ser ecumênico é resgatarmos nossa origem comum. E aqueles que se autodenominam cristãos têm o dever de exemplificar o ecumenismo, afinal Jesus deixou bem claro: só seríamos considerados seus discípulos se nos amássemos uns aos outros como Ele nos amou. E amar significa também perdoar, alías, um outro preceito básico do Evangelho. Se os cristãos tivessem aprendido a perdoar, quantos sofrimentos teriam sido evitados pelos séculos! Ressalto aqui também o perdão, porque este é um grande atalho para a confraternização entre as criaturas e as religiões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário