A CENTENÁRIA IGREJA DE "LAODICÉIA"...

              Pessoal, e aí tudo beleza?
             
              Fiquei sem ligar o AltoFalanteGospel por algum tempo... mas resolvi dar a Voz para um assunto muito especial.

                Por esses dias, indo para uma reunião no trabalho, passei pela porta de uma determinada igreja que tem um nome que lembra " O Advento de Cristo."

                É  interessante, mas é uma das poucas igrejas, que ofertam as pessoas sejam crentes ou não,  material evangelistico. 

               Fora a Universal e a Igreja da Graça, que distribuem gratuitamente jornais a população, sendo que o conteúdo da Folha Universal, é mais rico em conteúdo, pois além de textos evangelísticos e testemunhos, aborda assuntos diários, dicas de saúde, beleza, filmes etc.

              O material distribuido por essa igreja, vai desde Cds e DVDs, a livros de Autores Internacionais renomados todos baseados na Bíblia, na Palavra de Deus.

              E o interessante, é que a distribuição é inteiramente gratuita!

              Por ironia do destino, acabei entrando na sede da igreja, tendo acesso a todo seu projeto arquitetônico. Ao entrar na sala das crianças, pude vislumbrar brinquedos, televisão, piano e os mais variados tipos de instrumentos musicais.

             Na sala dos jovens, além da televisão, ar-condicionado e um belo piano, encontrei computadores...

              Aliás, todas as salas, independentemente da faixa etária,  possuem ar-condicionado e televisão.

            Então, fiquei me lembrando da Primeira Igreja Batista de Aracaju, que apesar da excelente estrutura física para um prédio centenário, não possui metade dos recursos didáticos e audiovisuais para transmissão, ensino, evangelismo, e  discipulamento das pessoas. 

                                                  
             
             A única coisa que distribuem aos seus visitantes é uma papel frio e seco( reflexo da sua morna espiritualidade), com a foto da igreja (ou seja, a estrutura física), mas nada com a Palavra de Deus, que é o que importa para Deus e para as pessoas que o buscam.

            Reflexo da visão espiritual dos seus líderes...
            

            
           Uma igreja conhecida como " Igreja de Rico", quando na verdade, deveria ser conhecida como uma " Igreja de Deus", uma "Igreja para Todos"  mas que tem horas que mais se parece com a Igreja de Laodicéia.

                A igreja de Laodicéia é designada por Jesus como sendo "morna", nem fria nem quente, ou indiferente, o que faz com que possamos associar a Igreja de Laodicéia ao período em que a apostasia mais se acentuou na igreja, que começa em 1900 d.C. O termo "morna" é justamente usado em contraposição entre as águas termais quentes da cidade vizinha de Hierápolis e as águas frias e puras de Colossos, o que sugere uma indefinição, ou uma falta de posicionamento por parte dos cristãos laodicenses. Cristãos sem posicionamento definido conferem com o que está escrito em 2 Timóteo 3:5 


                  Mas vamos falar um pouco de História?
                    
                   Geograficamente, a cidade de Laodicéia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. Estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. As questões de justiça da região eram ouvidas em Laodiceia e fundos eram depositados nos bancos da cidade para segurança. Embora danificada por terremotos durante o reino de Augusto (27 a.C. - 14 d.C.) e novamente em 60 d.C, a cidade continuou reconstruindo e prosperando.






  Ruinas de Laodicéia                                                                        


Em Apocalipse,  cap. 3 vers. 14 a 22, João escreveu as seguintes palavras de Jesus:

"Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."



O Senhor Jesus faz um lembrete enfático de quem Ele é para a Igreja de Laodicéia. Se essa igreja estivesse focalizada Nele, concordam que não haveria a necessidade de Jesus se apresentar assim a ela? Mas o fato é que essa igreja foi apóstata, desviou-se do foco que é Jesus Cristo e passou a adorar a si mesma, algo muito grave. 

"Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma..."
A igreja de Laodicéia se comportava com grande altivez, com dura cerviz, elogiando-se e engrandecendo-se a si mesma, esquecendo-se de João 15:5:

"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer..."

Isso faz de Laodicéia ( Primeira Igreja Batista de Aracaju)  uma igreja totalmente sem poder e sem unção no Espírito. Não se surpreenda se você já viu igrejas assim hoje, com ricas estruturas físicas, mas totalmente ausentes de alicerces espirituais em Cristo. Os seus alicerces não têm base na pedra angular, que é Jesus. Na arquitetura, se você constrói um arco de pedra e se esquece de colocar a pedra angular bem em seu centro, o arco de pedra simplesmente desmorona.

Em resumo, Laodicéia gloria-se em si mesma, não em Cristo, e encaixa-se precisamente nas características que Jesus declarou em Mateus 7:22-23:

"Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade." Mt 07: 22-23


" E nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu."
 

Essa é a real descrição da igreja de Laodicéia no ponto de vista de Jesus Cristo. Apesar de sua riqueza material aparente, Laodicéia é infeliz e miserável espiritualmente.



E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

(Tiago 1:22)

Quem tem ouvidos ouça o que o Espiríto, diz as igrejas.
Apocalipse 03:14-22

Fontes: Bíblia Sagrada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_igrejas_do_Apocalipse
http://www.tempodofim.com/apocalipse/igreja_laodiceia1.htm
www.portalebd.org.br/.../1374-2º-trim-2012-laodiceia-uma-igreja-morna..
http://www.estudosdabiblia.net/d135.htm      



                                                                                                      
               

Comentários