COMO SER UMA IGREJA VENCEDORA?



                                        



Hoje o AltoFalanteGospel vem propor algumas reflexões...Estava me questionando ontem de madrugada sobre as seguintes perguntas:O que é ser um Vencedor?Existe diferença entre um Vencedor na ótica Terrena, e um Vencedor sob a ótica Divina?A Igreja de Cristo em algum momento pode ser derrotada?
Então, para começarmos vamos a definição de Vencedor:
1- adj. e s.m. Que, ou aquele que vence ou venceu; vitorioso: soldado vencedor; os vencedores impuseram a paz.2- adjetivo- Que vence, vitorioso, premiado, nome masculino, aquele que vence    aquele que atingiu o sucesso, principalmente se para isso foi capaz de ultrapassar graves dificuldades.


Todos nós queremos ser vencedores, na verdade é quase que uma obrigação diante de nossas famílias e sociedade que conquistemos este papel a qualquer custo. Entendo que esta pressão psicológica seja saudável, pois de certa forma ela nos tira do comodismo para vivermos com o máximo de nossos potenciais. No entanto a questão não está em querermos ser vencedores, mesmo porque não encontrei ninguém em sã consciência que queira ser perdedor. A questão é com qual definição de vencedor vamos ficar, pois o que Deus entende por vencedor, o mundo costuma desprezar. 

Ser vencedor para o mundo é estar em primeiro lugar. Ser o melhor aluno da classe, ter o melhor emprego, ter muitos bens, fazer parte da alta sociedade, etc... basta olhar para o futebol que você verá o quanto está definição esta impregnada em nossa sociedade, Todas as glórias para o campeão enquanto o vice é esquecido e humilhado. Ser vencedor ou perdedor está muito relacionado aos resultados obtidos. Qual foi a sua nota? Quem ganhou o jogo? Quanto você ganha? Etc... 

Tenho aprendido que a melhor definição de vencedor é: Ser o que Deus quer que você seja, ou fazer aquilo que Deus quer que você faça. Ser vencedor é cumprir o propósito que Deus estabeleceu para sua vida a despeito dos resultados. Vejamos alguns exemplos: Quando Deus enviou a casa de Jessé o profeta Samuel para revelar quem seria o novo rei de Israel ninguém poderia imaginar que o escolhido seria aquele pastor de ovelhas o mais jovem entre seus irmãos, e longe de possuir as características necessárias aos olhos do mundo. É, mas Davi foi realmente o escolhido de Deus para ser o grande rei Davi, homem segundo o coração de Deus. A bíblia também nos fala a respeito de João Batista, que foi o precursor de Jesus, clamando ao povo que se arrepende-se de seus pecados. Analisando pela ótica do mundo, João foi um homem simples, não tinha posses a não ser as palavras que habitavam seu coração e que acabou sendo morto injustamente. Em outras palavras um perdedor. 

No entanto Jesus tinha uma opinião muito diferente, ele dizia: "Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista". Mateus. 11:11 Para o mundo João Batista não representava muita coisa, mas para Jesus ele era o maior!! Como você pode perceber vencer ou perder é muito relativo, depende da forma como os fatos são analisados, ou melhor, vistos. 

A Igreja não é um prédio, ou uma denominação. De acordo com a Bíblia, a igreja é o Corpo de Cristo: todos aqueles que já colocaram sua fé em Jesus Cristo para salvação (João 3:16; I Coríntios 12:13). 
Há membros da igreja universal (O Corpo de Cristo) em igrejas locais.
O que erroneamente chamamos de "igreja" é na verdade apenas um prédio, um local de reunião de cristãos. Porém a "Igreja" que a bíblia fala é uma só, não por ser uma ou outra denominação (pois a institucionalização da fé cristã como uma religião só ocorreu 300 anos depois de Cristo, com o imperador Constantino), e sim, por ser a Igreja de Deus, o Corpo de Cristo. Nós somos o templo do Espírito Santo, a Casa do Pai, pois é em nosso coração que Ele habita. Igreja não é religião, não é denominação e não é lugar; Igreja é gente! É composta por todos aqueles que aceitam e vivem o Evangelho. Onde estiverem 2 ou 3 reunidos no nome de Jesus, ali estará a Igreja, não importa se esta reunião é em um templo religioso, em uma sala, em um teatro, em um campo, em uma praça ou em uma catacumba, onde se reuniam muitos dos cristãos primitivos.

CONGREGAR é se reunir com os irmãos (não importa se em um local institucionalizado ou não), em amor, para meditar na Palavra de Deus, para desenvolver relações fraternas, para ensinar os novos na fé e para que um ajude ao outro no que precisar.

SER IGREJA não é sinônimo de ter o nome no rol de membros de uma instituição religiosa e sim, de ter o nome escrito no Livro da Vida. Portanto, só Deus sabe quem é Igreja, não cabendo a mim nem a você julgar se aquele que não frequenta uma instituição faz ou não parte da verdadeira (e única) Igreja.

Sempre que essas coisas são afirmadas, quase todos concordam, mas a mentalidade geralmente continua a mesma. Cinco minutos depois já estão novamente considerando que igreja são quatro paredes, que é um local de adoração (como se o "adorar em espírito e em verdade" fosse em um lugar e data marcados), que o "congregar" deve ocorrer apenas em uma "igreja" institucionalizada, e por aí vai... Deus não depende das chamadas "igrejas"; elas é que dependem de Deus (se quiserem também ser Igreja) , pois se o Evangelho não estiver sendo manifestado no meio delas, o máximo que haverá ali será um ajuntamento de religiosos hipócritas ou de enganados.
Portanto, se você frequenta uma instituição (conhecida como "igreja") que cumpre as características acima, que não se intitula como uma Representante de Deus na Terra, que assume o seu único papel (que é de reunião, de ensino e de organização de ações de amor ao próximo) e que não se coloca como determinante para que alguém seja salvo (afinal, a Igreja é uma consequência da existência de um povo salvo e não, algo que leva a salvação às pessoas), esta "igreja" estará também sendo Igreja! Do contrário, será apenas mais uma das milhares de instituições religiosas, semelhante a um clube repleto de associados, mas que não carrega semelhanças com o Evangelho puro e simples de Cristo Jesus.

Uma igreja vencedora é uma igreja que tem em sua vida o perfil da vida de Jesus. Este perfil foi revelado por Jesus e pelos apóstolos. Uma igreja vencedora não é uma igreja rica, intelectual, este é o padrão do mundo, mas uma igreja vencedora é uma igreja que pratica aquilo que está no coração de Deus.
Mateus 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela....
O Senhor Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja. Então concluímos que para ser uma  Igreja Vencedora , e necessário ser uma Igreja fortalecida e firmada na Pedra Angular que é Jesus e não apenas um ajuntamento de crentes que se reúnem para um vida social aos domingos.

*** Dedico esse texto a  Liderança da  Primeira Igreja Batista de Aracaju

Comentários