A DITADURA DO SÉCULO XXI: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE ARACAJU E OUTRAS IGREJAS...

Como todos sabem....
                              

A Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

No Brasil, desde a Constituição do Império havia a garantia da liberdade de expressão, o que foi preservado até a Constituição de 1937. Já no período conhecido como Estado Novo durante o governo do presidente Vargas, o princípio constitucional da liberdade de pensamento desapareceu. Foi adotada a censura como meio de impedir a publicação ou a reprodução de determinadas informações. A censura nasceu reprimindo a liberdade de expressão.

Ditadura militar, regime militar ou governo militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não. Também existem formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante.

Embora haja exceções, regimes militares geralmente são caracterizados pelo pouco zelo pelos direitos humanos e usar todos os meios necessários para silenciar os adversários políticos, que são vistos como opositores. 


A Ditadura Militar vigiou e puniu quem quer que fosse para manter o regime, as proibições eram muitas, a vida da população era fiscalizada e observada, pouca liberdade tinha a população brasileira. Tudo isso acontecendo e poucas pessoas se davam contam dos "acontecimentos", ou seja, as torturas nos porões, os assassinatos e a falta de liberdade que eram impostas pelo Estado. Podemos utilizar até o refrão da música de Zé Geraldo, Milho Aos Pombos, "Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos". 


Cabe destacar que é um período que a população em sua maioria permaneceu adestrada, obediente, vigiada e por que não dizer, disciplinada por mecanismos hierarquizados do Estado. O exercício da disciplina supõe um dispositivo que obrigue pelo jogo do olhar: um aparelho onde as técnicas que permitem ver induzam a efeitos de poder, e onde, em troca, os meios de coerção tornem claramente visíveis aqueles sobre quem se aplicam". (FOUCAULT, 1977, p. 153) 

Todos sabemos que o principal objetivo da Igreja Evangélica ao redor do mundo é transmitir o Evangelho do Senhor JESUS para todos os povos, tribos, linguas e nações! E que em muitos países como a China, a Índia e a Coreia do Norte a igreja cristã é perseguida... apenas por ser portadora da Palavra de Deus...

Todos os anos, a Portas Abertas publica uma lista com os os 50 países mais opressores ao cristianismo. Em 2012, os cinco países onde é mais difícil viver como cristão são:1. Coreia do Norte
2. Afeganistão
3. Arábia Saudita
4. Somália
5. Irã


Mas quero falar de um outro tipo de perseguição... a da livre expressão e liberdade de pensamento e idéias, dentro das próprias igrejas "cristãs".
  
                                 
A Igreja Evangélica nasceu de uma revolução... a Reforma Protestante liderada pelo profeta Martinho Lutero foi mais do que uma ruptura no conservadorismo e no poder da Igreja Católica, foi um movimento de libertação social, moral e espiritual que impulsionou o desenvolvimento da sociedade intelectual e religiosa. 

No entanto, uma igreja que nasceu pregando a liberdade da pregação e difusão da Palavra de Deus, em alguns casos, age com despreparo e autoritarismo, diante de críticas externas e internas aos seus principios, valores e atuação.

A censura ocorre  no sentido de controlar e suprimir informações, opiniões e até formas de expressão que possivelmente possam promover o senso crítico e racional e que, por ventura, possa se levantar contrárias ao sistema religioso da Instituição.

O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando a discussões de idéias que se estabeleçam ameaçadoras à alteração do sistema. É um mecanismo utilizado para manter o poder e proteger a credibilidade das doutrinas e seus líderes!

É também realizada a supressão de certos pontos de vista e opiniões divergentes a da liderança, e do pastor da igreja local, através das ameaças divinas e rogação de maldições, assim como pela desconstrução da pessoa do contestador e da promoção da ruptura sócio-afetiva (fraternal e até familiar) dele.

Desde de 2010, venho enfrentando tentativas de censura ,por parte de alguns líderes da Primeira Igreja Batista de Aracaju, em especial, do Pr.Presidente Paulo Sérgio dos Santos que age intempestivamente, e de forma intolerante a toda crítica e contestação ao seu estilo de liderança. Por conta disso, decidi escrever no blog AltoFalanteGospel toda e qualquer injustiça, ou assunto em voga no meio evangélico. Porque vivemos em um estado livre e democrático de direito! 
 
Pesquisando na internet descobri que outra Igreja Evangélica  "A Bola de Neve Church" está tentando impedir na Justiça a publicação de um livro baseado num trabalho acadêmico que analisa a direção da denominação e as ações de “marketing” usadas para posicionar a igreja junto aos fiéis.

O livro em questão é A Grande Onda Vai te Pegar – Marketing, Espetáculo e Ciberespaço na Bola de Neve Church, escrito pelo mestre em história Eduardo Meinberg Maranhão Filho, 40 anos, e editado pela Fonte Editorial.


A publicação faz uma análise sobre supostas estratégias de mercado adotadas pelo apóstolo Rina – formado em marketing e pó-graduado em administração – na condução da Bola de Neve. 

Entre os subcapítulos do livro, existem alguns que falam sobre “Marketing ‘de Jesus’ e teologia da prosperidade”; “Conhecendo/acessando a lojinha/shopping/Planet Bola”; “É dando à igreja que se recebe de Deus: preparando davis para as finanças”; e “Nós somos a dobradiça da porta: as mulheres do Bola como costela”.

De acordo com informações da blogueira e jornalista Anna Virginia Balloussier, colunista do site da Folha de S. Paulo, a Bola de Neve entrou com uma ação liminar na 2ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo que o lançamento do livro fosse proibido.

O juiz Alexandre Marcondes negou a liminar aos advogados da Bola de Neve alegando que “o interesse público [na obra] é inegável”, e citou o artigo 20 do Código Civil (que veta biografias não autorizadas) dizendo que a proibição de publicações como essa “apenas será tolerada quando seja possível afastar, de imediato, a presunção constitucional de interesse público.


Acredito que, uma igreja que luta pela liberdade de transmitir e ensinar a Palavra de Deus, não deveria se sentir ameaçada pela liberdade de expressão de outras pessoas e religiões.

Porque JESUS nos tornou livres... 

Disse Jesus:  "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres". João 8:36.

E concordo com a opinião da  blogueira Vera Siqueira:

“É muito bonito ouvir essa expressão nas Marchas para Jesus, quando os líderes gospel e os políticos em cima do palco principal a bradam e fazem a plateia repetir, em referência à liberdade que querem para denunciar o homossexualismo. Porém, a tal ‘liberdade de expressão’ só vale quando é favorável ao líder gospel. Esse negócio de ‘liberdade de expressão’ para homossexuais, críticos e autores de livros acadêmicos tem que ser reprimida a qualquer custo”.

                                


Fontes:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_express%C3%A3o 
              http://noticias.gospelmais.com.br/bola-neve-tenta-impedir-livro-analisa-igreja-justica-62625.html   
             http://pt.wikipedia.org/wiki/Ditadura_militar        
             http://naoexisteumaunicaverdade.blogspot.com.br/2011/04/liberdade-de-expressao-durante-ditadura.html
                  http://altofalantegospel.blogspot.com.br/2012/08/a-censura-no-meio-cristao.html
             http://icmigrejacristamaranata.wordpress.com/2012/03/03/censura-na-igreja-crista-maranata/
            http://www.portasabertas.org.br/

Comentários