A FORÇA DO PERDÃO: E A LUZ BRILHOU NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE ARACAJU



* DEDICO ESSE TEXTO AOS IRMÃOS DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE ARACAJU,EM ESPECIAL, A MISSIONÁRIA MARTA NOGUEIRA POR SER UM INSTRUMENTO DE DEUS EM MINHA VIDA ESPIRITUAL.


                                                     
                                                          

Quando conheci o Evangelho de Cristo, lembro que nunca conseguia entender a plenitude do versículo...

Disse-lhes Jesus: Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei... (João 13,34).

Para mim, Amar ao Próximo como a si mesmo, já era o suficiente... 

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30-31).

Porque Amar como Jesus Amou e nos Ama é querer sofrer demais!
Eu não havia entendido que Ser Cristão é algo aparentemente simples...  mas ao mesmo tempo muito difícil!

Ser Cristão, não é ter uma Vida repleta de Vitórias e de Alegrias...

Ser Cristão, é muitas vezes sermos  magoados, feridos, mal tratados, humilhados, constrangidos, caluniados, perseguidos e envergonhados...

“Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus” João 16:2

E mesmo assim continuar seguindo a nossa Caminhada em Direção a Deus.

Lembro que por esses dias, encontrei alguns textos de Santo Agostinho que diziam o seguinte:


” O primeiro passo na busca da Verdade é a humildade.
O segundo, a humildade. O terceiro, a humildade.
E o último, a humildade.”
(Santo Agostinho).



“A arte de viver consiste em tirar o maior bem
do maior mal.”
(Santo Agostinho)





Aceita a vida que Deus te deu. Aceita-te como és.
Aceita teus familiares. Aceita teus conflitos.
Aceita tuas decepções. Aceita tua parentela.
Aceita tuas dificuldades financeiras.
Aceita tuas desilusões. Aceita as ingratidões contra ti.
Aceita tudo e todos.
Aceita atos e atitudes e faze o melhor que puderes.
Aceitar nao quer dizer aplaudir e fazer o mesmo, mas comprender que
cada um de nós tem e faz o que pode, que cada indivíduo está num grau
diferente de evolução. Portanto, aceita o próximo como ele é.
Tu, porém,trabalha em favor de teu adiantamento espiritual e autoconhecimento.
Portanto, aceita-te como és, aceita teu próximo e faze sempre o teu melhor.”

Santo Agostinho

Porém a frase,  que achei mais linda,  foi a seguinte:

Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a humildade que faz de homens anjos.
Santo Agostinho  

Hoje o Alto Falante Gospel vem abordar sobre o Perdão e sobre a Humildade...

Lembro que sempre tive dificuldade em Perdoar Alguém... 

Principalmente quando Amava muito essa Pessoa.

Para mim, era mais fácil,  Perdoar um Inimigo que um Amigo ( Falso Amigo).

Acreditava que a Dor,  causada pela traição das pessoas que amamos, é bem maior que a dor causada por quem não sentimos nenhum sentimento...

Pensava que se Perdoar já é difícil quando mais Pedir Perdão...

Hoje reconheço, que os dois são difíceis, porque requerem treinamento constante, um coração aberto e sincero e principalmente humildade.

Humildade, para reconhecer que somos falhos, assim como os nossos semelhantes...
São Gaspar afirmava que: “A humildade, é a mãe de todas as virtudes.”


Segundo a psicóloga Maria Helena Matarazzo “o perdão se torna uma possibilidade quando a dor do passado para de reger nossas vidas; quando não precisarmos mais do ódio e do ressentimento como desculpas para obter menos da vida do que queremos ou merecemos. Perdoar é chegar à conclusão de que já odiamos bastante e não queremos odiar mais; portanto, perdoar é usar a energia da vida, não para reprimir esses sentimentos, mas para quebrar o ciclo da dor se voltando para o futuro e não machucando outras pessoas como fomos machucados”

O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome conhecimento (por exemplo, uma pessoa pode perdoar outra pessoa que está morta ou que não se vê há muito tempo). Em outros casos, o perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar.

O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.



Muitas pessoas pedem perdão apenas da boca para fora, esquecendo-se que Deus vê o coração.

 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.9).

Uma das formas para liberarmos mais facilmente o Perdão é se colocar no lugar do outro...

Quando nos colocamos no lugar do outro  podemos compreender melhor as suas atitudes.


Procurando definições e origem da palavra PERDOAR, encontrei: “isentar de dívida”, “desobrigar de culpa”, “levar para longe”.


Segundo o Pr. Jorge Linhares,  Pastor da Igreja Batista Getsêmani, em Belo Horizonte (MG):


" Ô palavra difícil de ser pronunciada: Perdão. Existem pessoas que pedem desculpas, mas não pedem perdão. 

Há pessoas que você pode ameaçar matar para que digam perdão, mas elas não fazem isso.

Quando perdoamos alguém libertamos duas pessoas: a que nos ofendeu, pois fica livre da culpa, e a que foi ofendida, que livra-se da mágoa.

O fato de perdoarmos alguém não faz o passado desaparecer, nem garante que nunca mais sentiremos aquele nó na garganta. Perdoar uma pessoa não quer dizer que o que ela nos fez não tenha nos ferido, mas sim que, mesmo que tenhamos ficado magoados, não guardamos rancor no coração e queremos recomeçar o relacionamento.

O verdadeiro perdão exige coragem e fé. Coragem porque muitas vezes não queremos perdoar. Fomos profundamente feridos e no fundo do nosso coração queremos revidar.

É um ato de fé, porque receamos ser magoados novamente.

O perdão procura, dentro do possível, e com todas as limitações humanas, fazer com que tudo volte a ser como antes.

O perdão liberta ... "

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou" . (Efésios 4.32)


Na realidade, o perdão é um processo de cura que promove a saúde em todos os seus aspectos. Através do perdão, você faz as pazes com o passado, dá espaço para que a alegria se instaure no presente e adquire esperança para o futuro.


Esta arte consiste, basicamente, na remoção da culpa. É o abandono do ressentimento, na intenção de mudar a posição de culpado que o ofensor recebe e dar a ele a condição de aceito. É como cancelar débito, retirar queixas ou curar feridas. Enfim, é a reconciliação entre duas ou mais pessoas, do mais profundo do coração.

A única barreira para Deus perdoar alguém é quando essa pessoa não perdoa seu próximo. Observe que Deus impõe uma condição para “liberar” o Seu perdão: “e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores (…) Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mt 6.12, 14-15).

Se este abismo não for superado, então a vida espiritual com o Criador e com Cristo nos passa de simples fantasia a preencher a humana falsa-necessidade espiritual, aceitando da Palavra de Deus apenas aquilo que convém...


O mal que eu não quero pra mim , não desejo e nem faço para o meu próximo ou melhor, se nos colocássemos no lugar das outras pessoas, antes de julgá-las e até condená-las , não haveria tanta fofoca, crueldade, mal entendidos. 

Compreenderíamos melhor nosso semelhante...


Perdoar é caminhar através da dor.  É aprender a conviver com o imperfeito e aceitar o outro como ele é:
um ser humano e não divino, alguém que pode pisar na bola. Pode não cumprir o que se espera dele.
Para perdoar é fundamental enxergar o outro como um todo.  É preciso separar o erro que foi cometido daquilo que é maior naquela pessoa.  Ele cometeu um erro, não é o erro.

Disse Jesus, "Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado" (Lc 14.11).

É imprescindível assumir uma atitude como João Batista teve, quando disse, olhando para Jesus: "Convém que ele cresça e que eu diminua" (Jo 3.30). É por isso que João Batista era tão grande aos olhos de Deus. O Senhor testemunhou acerca dele: "Entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João" (Lc 7.28). Por isso é tão necessário eleger diariamente o caminho da humildade e ficar nele: "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte" (1 Pe 5.6). 

O Pr. Waltinho Oliveira,  diz que muitas vezes, distorcemos o significado; pensamos que ser humilde é uma pessoa que se veste mal, que tem pouca ou nenhuma instrução, que mora em uma casa sem conforto, entre outros.

Mas nos enganamos pensando dessa forma, ser humilde é nos despir de todo “eu”. É dar valor ao ser humano e não as coisas materiais, mas isso não quer dizer que é se vestir mal, por exemplo, mas vestir bem, sabendo que o nosso vizinho não é melhor ou pior que eu por se vestir de outra forma, não é ter uma casa sem conforto, mas da mesma forma, saber que o vizinho que mora no “barraco” não é melhor nem pior que eu. Ser humilde é saber que dinheiro e poder não torna uma pessoa melhor que a outra, mas o que diferencia pessoas é o caráter.

Ser humilde é respeitar o próximo e suas opiniões mesmo que as opiniões sejam divergentes. É OUVIR as palavras de nossos pais, que para alguns são caretas, mas o respeito e a honra a eles prolongam nossos dias (Ex 20:12). É respeitar os mais velhos, que mesmo com uma voz trêmula e pausada carregam em suas rugas o peso do tempo e da experiência.


Ser humilde é seguir o exemplo de Jesus é ter o CARÁTER DE JESUS, que se desfez de toda a Sua Glória para lavar os pés daqueles que O chamavam de Senhor e Mestre, inclusive daquele que O traiu.


Eu sei que perdoar não é fácil, principalmente quando uma das pessoas que você mais ama vive te pisando, te humilhando, te desacreditando e por impossível que pareça perdoar essa pessoa é possível. É possível olhar para o seu inimigo e desejar a ele todo o amor do mundo, porque você não estará olhando-o com os olhos da carne, mas com os olhos espirituais.


Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta."

Mateus 5:23-24


Precisamos da consciência de que somos/estamos soberbos. Esta é uma grande dificuldade, ao ponto de o soberbo, por vezes, se considerar humilde... 
Os humildes ouvem; os orgulhosos falam. Os humildes perguntam; os vaidosos respondem. Os humildes pedem (a Deus); os soberbos ordenam (a Deus).
Nosso modelo: Jesus Cristo (Fp 2). Devemos aprender de Cristo, que é manso e humilde (Mt 11.29).

Humilde é aquele que tem a disposição, por seu caráter, pelo temor de Deus nele, pelas experiências acumuladas na vida, para conviver com os outros com respeito e igualdade.

Há quem entenda por homem humilde, o pobre ou o pedinte. Puro engano. Homens ricos há, que até o ar que respiram, estão repletos de humildade. A humildade está no espírito e não nos poderes e nos bens temporais. A humildade é uma posição interior, não pode ser avaliada pelo ponto de vista econômico. Ser humilde é reconhecer nossa pequenez diante do universo e ter a consciência plena de que tudo pertence a Deus. 

Por tudo isto nos ensinou Jesus: “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva, e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo.” (Mt 20:26-27)


 

A humildade promove a paz. Quem é humilde não combate seus irmãos cristãos, para estabelecer seus supostos “direitos” pessoais. O apóstolo argumentou que, embora ele tivesse a liberdade de fazer todas as coisas, fazia apenas as coisas que eram edificantes, e quando suas próprias ações incomodavam a consciência dum irmão, refreava-se de tal prática. — Romanos 14:19-21; 1 Coríntios 8:9-13; 10:23-33.


Qual a diferença entre ser humilde e ser humilhado? Para ser humilde será que necessitamos ser humilhados? Errado.

Compreende-se por humildade o individuo que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A palavra humildade vem do latim significando "filhos da terra". 

Faz parte das 7 virtudes teologais.


Sabe quem usa o seu Pai para te humilhar? Satanás. Sabe quem usou aquela Amiga para roubar o seu sonho ou te humilhar em certo lugar? Satanás. Sabe quem usa o seu patrão para pisar em você? Satanás! Ele vive armando para as nossas vidas, ele quer atingir aquele ponto mais fraco seu, roubar sua alegria, massacrar seu sorriso, destruir seus sonhos e te afastar cada dia mais de Deus, porque ele sabe que Deus muito te ama e quer que um dia você vai ser feliz com Ele nos Céus.


No entanto, o Ato de Pedir Perdão não nos garante que seremos Perdoados...

É difícil ser forte. As pessoas pensam que ser forte é não pedir perdão, é não perdoar... é não voltar atrás, e fechar a cara. Mas na verdade, isso é sintoma de fraqueza.


Forte é aquele que tem a coragem de Perdoar e Pedir perdão, assolando seu ego e vencendo as barreiras do egoísmo. É isso que Jesus fazia e pregava.

Magoar é fácil porque estamos tão condicionados a agir sem pensar que as vezes machucamos os outros sem ao menos querermos.
A sociedade vem enlouquecendo o povo...
A pressa, a soberba, o egocentrismo exacerbado vem predominando e diluindo o amor de outrora, permitindo que os nossos sentimentos fiquem oprimidos, recônditos sob a veste de nossas máscaras ilusórias.

Mesmo que a Pessoa não te Perdoe...
Procure se Perdoar...

Perdoar a si mesmo pode ser muito mais difícil do que perdoar outra pessoa. Quando você está carregando um sentimento de culpa por algo que aconteceu no passado, essa negatividade cavando um buraco profundo dentro de si pode causar um sentimento interminável e penetrante de infelicidade. Se perdoar é um ato importante para seguir em frente e se libertar do passado.

De acordo com o escritor Morel Felipe Wilkon...

Perdoar a si mesmo é mais urgente que perdoar ao próximo. Se você não perdoar a si mesmo, como vai ter condições de perdoar a quem quer que seja? Se não perdoar seus próprios erros, suas próprias faltas, como conseguirá perdoar os erros e faltas alheias? Perdoe primeiro a si mesmo, logo, urgentemente, se possível ainda hoje, pois ninguém merece viver carregando culpas velhas de erros cometidos no passado. Não faça essa injustiça consigo mesmo, perdoe-se! 


Somos nós que nos julgamos, somos nós que nos condenamos e somos nós que na maioria das vezes nos esquecemos de nós mesmos no fundo do cárcere da autopunição. Depois de já ter cumprido a pena a que inconscientemente nos impomos, ficamos esquecidos na masmorra suja do remorso inútil esperando por nossa própria clemência. Então tenha consideração por você mesmo, reveja seus conceitos, tome mais cuidado com suas atitudes para com você mesmo e para com o próximo. Acima de tudo, seja um vigilante atento dos seus pensamentos. Conduza seus pensamentos para o lado positivo das coisas, pois tudo na vida tem seu lado bom, quando queremos vê-lo. É muito importante que você perdoe ao próximo. Na verdade, é imprescindível. Mas antes disso, perdoe a si mesmo. Já está mais do que na hora.



Fontes: 
http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/17061-perdoar-e-pedir-perdao-faz-bem-para-a-saude-emocional
http://www.vozdaverdade.com.br/colunistas/suely.moyses/aartedepedirperdao.htm
http://www.estigmatinos.com.br/Biblioteca/Liv_Humildade.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Perd%C3%A3o
http://portalcienciaevida.uol.com.br/esfi/Edicoes/60/artigo220218-1.asp
http://superela.com/2014/02/17/6-motivos-para-perdoar-ou-pedir-perdao/
http://esperanca.com.br/blog/2009/10/15/a-arte-do-perdao/
http://www.espiritoimortal.com.br/perdoar-a-si-mesmo/
http://princesas-adoradoras.blogspot.com.br/2014/08/jose-nos-ensina-perdoar.html?spref=fb
http://www.vozdaverdade.com.br/colunistas/suely.moyses/aartedepedirperdao.htm
http://www.novasemente.org/2011/09/17/o-ato-de-perdoar-e-o-de-pedir-perdao/
http://www.chamada.com.br/mensagens/humildade.html
https://sercristaoemaravilhoso.wordpress.com/tag/humildade/
http://servidoresdobem.blogspot.com.br/2011/06/humildade-x-humilhcao.html

Comentários