A MULHER E A DANÇA: LOUVOR OU SEDUÇÃO? UMA ANÁLISE A LUZ DA BÍBLIA


Por esses dias, começamos a aprender Dança do Ventre, juntamente com a nossa irmã mais nova.




A Dança do Ventre é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C, seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo. A expressão dança do ventre surgiu na França, em 1893.

É composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora.



Lembro que devido a questões religiosas, durante muito tempo sempre enxerguei a dança, como algo sensual e mundano, tendo como base os textos bíblicos relatados por  Mateus (14:1-11) e Marcos (6:17-28). 

Nesses textos é apresentada a história de Salomé... 

Salomé é neta de Herodes, o Grande, era filha de Herodes Filipe e Herodias, tendo sido criada na corte do tio,Herodes Antipas. No Novo Testamento ela é apontada como responsável pela execução de João Batista.

Segundo os evangelhos, João tinha pregado contra o casamento do rei Herodes com Herodias e, por conseguinte, Herodes o pôs na prisão. Herodes não desejava ferir a João, mas Herodias o odiava. Mais tarde, numa celebração de aniversário em que estavam presentes importantes figuras da sociedade, a filha de Herodias, Salomé, apresentou uma dança insinuante. Herodes,tendo ficado extasiado com a dança, prometeu-lhe, sem pensar, fazer tudo o que ela desejasse. Após consultar a mãe, Salomé solicitou a cabeça de João sobre o seu prato. Herodes não queria matar a João, mas não queria voltar atrás na promessa que tinha feito diante de tantos convidados. Assim João foi decapitado.



A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre) Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.


Durante muito tempo, a dança era geralmente ligada á adoração pagã, então os cristãos foram ensinados a evitar todo tipo de dança.

A reforma protestante que começou em 1525, trouxe a quase completa morte da dança na igrejas protestantes. Nessa época o Balé Clássico se tornava proeminente, assim como as pinturas nas paredes das Catedrais.Mas a postura da Igreja Católica, em relação às artes sofreu duras críticas de alguns reformistas.

* Martinho Lutero (1483-1546) Era extremamente contra a dança sagrada. Durante o Conselho de Trento levou a supressão total de qualquer dança até o final do século 18.
* Protestantismo: Visão crítica das artes, a filosofia na época dizia que a mente tinha prioridade sobre o corpo.Enfatizava-se o racional ao invés do experimento, a dança era considerada inapropriada por ser muito subjetiva. 

No entanto, vemos na Palavra de Deus que a dança pode ser utilizada, como sinal de gratidão a Deus, como no caso de Miriã, dançando com as mulheres de Israel em gratidão ao Senhor pelo livramento que lhes foi dado.



Em II Samuel 6:14-16 Podemos ver o Rei Davi dançando em Ação de Graças comemorando a volta da Arca da Aliança (a presença de Deus) para a cidade de Davi.



"E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho. Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas. Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração. "




                                                


Dançar para Deus, é Forma de Gratidão, Adoração. Quando estamos dançando, estamos dando ao Senhor uma adoração com tudo o que temos e com tudo o que somos. 

Não importa onde dançamos, no quarto, na igreja, em um seminário, em um momento de devocional. 

Se esta dança é para o Senhor, e exclusivamente pra Ele, ele está recebendo nossa adoração. 

Cada pesoa, recebeu um talento específico para que pudesse adorar ao Senhor. Uns cantam, outros evangelizam, outros pregam, outros fazem teatros. Então, porque não dançar? 

As pessoas no mundo, dançam para o diabo, dançam para alimentar a carne, por puro prazer. 

Será que Deus merece menos que o Diabo? 

Se as pessoas podem dançar para o Diabo, porque nós, que servimos aquele que é maior que o Diabo, não podemos dançar para adorar nosso Senhor? 

Deus tem buscado filhos, apaixonados, desesperados, e que façam de tudo para chamar sua atenção. 

È por isso que hoje, em muitas igrejas, noivas apaixonadas danças em louvor e adoração ao Senhor Jesus. 

E tempo da igreja ultrapassar as barreiras da religiosidade e se expressar em adoração apaixonada ao Senhor...



Segundo Jacques-Noël Pérès teólogo, filólogo e orientalista, o caso de Salomé é eloquente, e tanto mais que a jovem princesa foi estimulada pela própria mãe a se degradar desse modo, pois o relato enfatiza o risco da dança quando esta conduz a excessos que necessariamente deveriam ser proibidos.


No entanto, é evidente que dançar não é pecado, porque  Bíblia traz uma série de referências a essa arte à qual os fiéis se entregam para celebrar ou para orar. 

O maior dos dançarinos de Deus foi o Rei Davi.



A dança fazia parte da vida corrente, entre os judeus, e até dos jogos infantis, como lemos em Mateus 11:17 e Lucas 7:32.


É importante salientar que diferentemente dos homens, Deus olha o nosso coração, e se o nosso coração é bom, todo nosso corpo será luminoso.

A dança, além de ser um ótimo exercício físico, é algo que se faz simplesmente por prazer, para aliviar as tensões, assim como ir à praia ou ao cinema.


Dançar pode auxiliar no tratamento doenças como diabete, síndrome do pânico, transtorno bipolar, depressão e até alguns tipos de câncer. A dança pode ser considerada um remédio que garante saúde física e mental, com um efeito colateral: diversão garantida (SZEGO, 2007, pp. 62-63).

A dança é uma expressão de alegria, de festa, de convívio e de adoração a Deus. É de lamentar que, entre os cristãos protestantes, se dance tão pouco. Jesus nos fala no evangelho de João que Deus busca os verdadeiros adoradores, e podemos ver em várias gerações da igreja pessoas que sempre estiveram dispostas a render os movimentos do seu corpo em adoração ao Senhor.


Como diz a letra da canção Aleluia interpretada pela cantora Aline Barros: " Eu vou dançar pra Deus, somente para Deus".

"...Aleluia! A salvação e a glória e a honra e o poder pertencem ao nosso Deus." (Ap.19:1)

Rendei Graças ao Senhor , Digno de Glória, Honra e Louvor
Fernandinho 





Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_do_ventre
http://www.estudos-biblicos.net/danca.html
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/divinas_dancas.html
http://solascriptura-tt.org/LiturgiaMusicaLouvorCulto/DancaNaBiblia-SBacchiocchi.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a
http://www.profetasdadanca.com.br/2010/Estudos/listar

Comentários