O DILÚVIO E O APOCALIPSE: UM PARALELO ENTRE OS TEMPOS FINAIS NO A.T e N.T





                                                   


Está chovendo em Aracaju, a aproximadamente 48 horas, e a previsão, segundo o Meteorologista Overland Amaral Costa, em entrevista concedida a uma emissora de televisão local, é de que as chuvas torrenciais, prossigam até a próxima Terça- feira dia 26 de Maio.

Nesses Dias de chuvas, em meu Ócio Criativo, lembrei-me do Dilúvio nos Tempos do Profeta Noé.


Noé ou Noach (do hebraico: נח, "descanso, alívio, conforto" ) é o nome de um dos  heróis bíblicos mais conhecidos que "recebeu ordens de Deus para a construção de uma arca, para salvar a Criação do Dilúvio". De acordo com o Pentateuco, os cinco primeiros livros do tradicional velho testamento da Bíblia escritos supostamente por Moisés, Noé era filho de Lameque, que era filho de Matusalém, que era filho de Enoque, que era filho de Jarede, que era filho de Malalel, que era filho de Cainan ou Quenã, que era filho de Enos, que era filho de Sete, que era filho de Adão que era filho de Deus.

Seus três filhos mais conhecidos eram Sem, Cam ou Cã e Jafé.



Na Bíblia, em Gênesis, é mostrado o arrependimento de Deus em ter criado o homem, devido à maldade que este espalhara na terra. Neste arrependimento, decide fazer um enorme dilúvio, fazendo desaparecer tudo que havia sido criado até então. Porém, decide poupar Noé, por este ter agido bem, e lhe recomenda fazer uma arca de madeira, e abrigar, junto com sua família, um casal de cada espécie existente.

Segundo o site GotQuestions.org,  a Bíblia não diz especificamente quanto tempo Noé levou para construir a arca. Quando é mencionado pela primeira vez em Gênesis 5:32, Noé tem 500 anos de idade. Quando entra na arca, ele tem 600 anos de idade. O tempo que demorou para construir a arca vai depender de quanto tempo tinha passado entre Gênesis 5:32 e o comando de Deus para construir a arca (Gênesis 6:14-21). Podemos saber apenas que demorou no máximo 100 anos.


Ainda de acordo com o Site, Noé entrou na arca quanto tinha cerca de 600 anos de idade, no 17º dia do segundo mês (Gênesis 7:11-13). Noé saiu da arca no 27º dia do segundo mês do ano seguinte (Gênesis 8:14-15). Portanto, supondo um calendário lunar de 360 dias, Noé permaneceu na arca por aproximadamente 370 dias.

Em Gênesis 7:19-23: “E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos. Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos. E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.”




Antropólogos dizem que há mais de 1.000.000 de narrativas do dilúvio em povos e culturas diferentes do mundo e todas elas, coincidentemente ou não, são no início destas civilizações. Para a civilização ocidental, a história mais conhecida a respeito do dilúvio é a da Arca de Noé, segundo a tradição judaico-cristã. O Dilúvio também é descrito em fontes americanas, asiáticas, sumérias, assírias, armênias, egípcias e persas, entre outras, de forma basicamente semelhante ao episódio bíblico, porém em algumas civilizações se relata sobre inundações em vez de chuvas torrenciais: uma divindade decide limpar a Terra de uma humanidade corrupta, ou imperfeita, e escolhe um homem bom aos seus olhos para construir uma arca para abrigar sua criação enquanto durasse a inundação. Na narrativa judaica, Jeová estava disposto a acabar com toda a humanidade. Após um certo período, a água baixa, a arca fica encalhada numa montanha, os animais repovoam o planeta e os descendentes de tal homem geram todos os povos do mundo.
Mas o que a ARCA, representa simbologicamente? O que a ARCA, representa para o Cristianismo?

A Arca representa nada mais, nada menos, que o Projeto de Salvação do Homem.

Assim como, os Profetas e os Discípulos do N.T, Noé realizou a Grande Comissão da sua Época, no entanto, não conseguiu convencer os seus conterrâneos, do Pecado, da Justiça e do Juízo.

Assim como, o Período da Graça, para Sodoma e Gomorra, e demais povos, tribos e nações, foi encerrado, com o fechamento da Arca e a concretização do Dilúvio. 

O Tempo da Graça, será encerrado nos dias atuais, com a volta do Senhor Jesus, para concretização do Julgamento das Obras e do Julgamento Final.


É interessante, como a Bíblia se completa, mesmo com a diferenças seculares e até mesmo milenares, entre seus escritos.



Que sejamos, os povos remanescentes dessa Nova Aliança, e que estejamos na Arca de Cristo Jesus.




Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/No%C3%A9
http://www.estudosdabiblia.net/d175.htm
http://www.rochaferida.com/2012/07/quanto-tempo-levou-para-noe-construir.html
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/arca-de-noe-verdade-ou-ficcao.html
http://www.gotquestions.org/Portugues/diluvio-Noe-global.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dil%C3%BAvio_(mitologia)




Comentários