O NARCISISMO EM PAIS EVANGÉLICOS



A imagem pode conter: texto
Narcisismo Por Pais Evangélicos

O assassino de aluguel! Infelizmente observei ao longo dos anos, no meio pentecostal esse ensinamento. Muitas vezes pregada fora dos bastidores, mas incrivelmente divulgada. Divulgada principalmente por mães e pais que não suportam os pecados dos filhos, e acreditam que a melhor forma de resolver essa questão é pedir a Deus que os “leve”, ou seja, os mate. Alegam que preferem ver seus filhos mortos do que no lamaçal do pecado! Isso é praticado também por mulheres que estão casadas, mas não praticam o casamento, estão casadas legalmente, mas a verdade é que dentro de casa não vivem o casamento, não há relacionamento. São mulheres que afirmam que seus maridos são terríveis e pecadores demais para se relacionarem com eles, e então, dizem e desejam o mesmo para eles, a morte. 

Nenhum sentimento de compaixão é estimulado àqueles que veem seus filhos se comportarem diferente, quer seja sendo viciados em drogas, sendo irresponsáveis, rebeldes ou qualquer outro estilo de vida que não seja o ideal, ou apenas o desejado pela família. Compaixão por aqueles filhos que podem até estar fazendo algo “errado” nunca é estimulado. São cobranças e rejeições. Esses filhos muitas vezes são até mesmo ameaçados diretamente. Afinal, pais narcisistas ameaçam, não é verdade? 

Jesus demonstrou sua compaixão o tempo inteiro por todo tipo de ser humano. Acolheu, amou e curou. Mas é observado que muitos de seus seguidores não tomam isso como exemplo para praticar em suas vidas. 

Tudo o que importa para esses pais é que seus filhos sejam evangélicos de tal maneira que vivam a fé conforme cada desejo e ordem de seus pais. Não se pode pensar diferente, ser diferente e muito menos não se pode escolher se quer ser evangélico ou não. Para esses pais os filhos tem que ser evangélicos a qualquer custo. E isso não vai de acordo com outro ensinamento Bíblico sobre a liberdade que Deus dá a todo ser humano, seja ela para segui-lo ou não querer segui-lo.

Os lares geralmente são disfuncionais, onde respeito, amor, diálogo, acordos, nunca existiram. Liberdade para ser quem você realmente é muito menos. Quando algum desses filhos foge a esse padrão pré-estabelecido, torna-se a ovelha negra da família narcisista evangélica e vive o inferno na terra. 

O nome de Deus é usado para ameaça-los. Se não fizer assim, falar assim, ver assim, se vestir assim, se falar com fulano (a) etc, sempre virá um castigo terrível da parte de Deus.

São considerados rebeldes, ingratos e pecadores aqueles que mesmo crendo em Deus, fogem ao padrão da maioria e do desejo dos pais. 

E é essa a justificativa que os pais usam para perseguirem seus filhos e alegarem, preferem vê-los dentro do caixão do que vivos e fora da Igreja.

Passei algum tempo assustada com esse comportamento desse tipo de pessoa evangélica. Fui ler a Bíblia e buscar algo nela que justificasse esse desejo dos pais narcisistas evangélicos. Felizmente não há versículo Bíblico que justifique. Muito menos há algum versículo Bíblico que justifique até mesmo esses pais orarem a Deus pedindo a morte de seus filhos: “Senhor, salva e liberta e depois leva” sim, esse tipo de oração acontece. 

Não apenas esse tipo de oração, oram, pedindo diversas formas de castigo para seus filhos. Pedem, com intuito de que aprendam a fazer as coisas como seus pais narcisistas desejam. 

Pais evangélicos narcisistas são como os não evangélicos; com a diferença que eles tem uma arma a mais para ameaçar, torturar psicologicamente, controlar e destruir a vida de seus filhos. Usam a Bíblia e o nome de Deus de uma forma totalmente distorcida para atingirem seus objetivos. 

Criam um sentimento de culpa ainda maior, ao usar o versículo bíblico de Êxodo 20:12 que diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Com esse versículo, muitos justificam o direito de abusar psicologicamente, fisicamente de seus filhos. O usam, para controlar, meticulosamente cada passo, palavra e se possível até os pensamentos de seus filhos. Ou obedecem cegamente a tudo, ou estarão desonrando seus pais e pecando contra Deus, e ainda morrerão jovens. 

Com tanta pressão psicológica por parte dos pais e dos membros da Igreja que também pensam assim, o sentimento de solidão, tristeza, abandono, culpa, depressão torna-se inevitável. 
Ter uma família narcisista evangélica é tão prejudicial quanto se ela não fosse evangélica (narcisista não evangélica).
Deus não é assassino de aluguel. Deus é amor. Ele nunca ensinou pais a odiarem seus filhos, por causa de seus erros, por causa de serem quem são, ou por causa de não quererem seguir a mesma fé. 
Esse ensinamento pregado dentro da religião evangélica, não é Bíblico e muito menos aceitável. Qualquer pessoa com senso crítico e inteligência verá o quão horrível isso é.

Não aceitem esse ensinamento. Filhos e filhas de pais narcisistas evangélicos, se defendam, se amem, aprendam a buscar caminhos para longe dessa tortura psicológica e religiosa. 
Não aceitem isso como sendo normal. Pois isso não é. 

Não é errado ser você mesmo, buscar o seu próprio caminho, ser feliz, ser independente. 
É possível não permanecer sob abuso psicológico e religioso. Peçam ajuda a quem confiam, lutem, não desistam. Vocês não estão sozinhos.

Autora: Michelli Batista




Comentários

  1. É assustador conviver com pessoas assim e está cheio delas, os narcisistas no meio evangélico, mesmo os filhos querendo e procurando o agradarem, não são considerados bons, os pais se julgam mais de Deus do que os filhos, vivem a chamá-los de endemoniados, competem com os filhos, os sabotam, é terrível e quando confrontados, se fazem de desentendidos, manipulam, se fazem de vítimas, pessoas narcisistas são assustadoras e quando se valem da Bíblia exigindo respeito, mas maltratando os filhos, que os ajudam, procuram os agradar é mais uma forma de perseguição, em síntese, procuram destruir o filho(a), e mostrar-se superior aos mesmos, pois competem com eles de modo feio e ridículo, é um pesadelo.

    ResponderExcluir
  2. É raro ver as pessoas falarem sobre como os pais devem agir, sobre narcisistas evangélicos, sobre pais narcisistas evangélicos e de outras religiões, sobre abandono emocional paterno, sobre o quão prejudicial é isso para os filhos que crescem com sentimentos de rejeição, abandono, descaso, e esses mesmos pais, são contra o aborto, mas quando se trata de cuidarem de verdade dos próprios filhos, fogem e se fazem de desentendidos e quando formam uma nova família, além de continuarem a fazer isso, negando pra si mesmos o quão egoístas e uma farsa eles são, sobrecarregam a ex-esposa, é muita coisa ruim, disfarçada de bem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário